Voratte | Cursos de Compras online

Clean Sheet: uma ferramenta poderosa para ajudar na redução de custos

O clean sheet pode ser rodado em qualquer categoria, desde as que nunca tenham passado pelo Strategic Sourcing até as que já passaram.

clean sheet é uma folha em branco, limpa. E como isso se aplica ao Strategic Sourcing e à área de compras? Simples: é pegar um produto ou serviço e dissecá-lo por inteiro.

Clean Sheet aplicado à Compra de Carteira Escolar

O exemplo mais clássico que tenho, foi um projeto que desenvolvi e saiu na capa da revista Exame. Tínhamos uma carteira escolar, que já havia sido negociada algumas vezes e para reduzir custos aplicamos o clean sheet.

Para isso separamos uma sala, desmontamos a carteira e fomos peça por peça medindo, entendendo, estudando cada um dos itens e junto com o fornecedor, que é o especialista do assunto, fomos descobrir o real custo daquilo, ou seja, quanto aquilo deveria custar. 

Com a lista de todos os materiais em mãos, o fornecedor ficou incumbido de verificar se haviam materiais que poderiam ser substituídos e se o que tínhamos estava dentro das normas. Um estofado mais fino gastaria menos, ou será que ele deveria ser mais grosso, por exemplo.

A área de suprimentos ficou encarregada de cotar novamente esses itens no mercado, começar a falar com fornecedores, ver a dificuldade desses materiais, verificar se tinham uma saída boa ou se tinha alguma particularidade.

Após esse trabalho simplesmente juntamos tudo, as novas ideias do fornecedor e os custos que pesquisamos, e descobrimos o custo ideal daquela carteira. Assim, conseguimos uma redução de 23% do custo de um item que já havia sido reduzido ou negociado algumas vezes.

Por isso, a Ferramenta Clean Sheet é a melhor forma de você entender realmente quanto custa um produto ou serviço. Pois, na hora em que você investiga verdadeiramente o custo daquilo aparecem muitos insights, primeiro de saber quanto custa.

Lembra que falamos de ancorar ou não uma negociação aqui? Com o Clean Sheet você consegue ancorar com muita propriedade, pois você sabe o custo daquilo que você quer comprar. Além disso, você pode entender se a especificação é o melhor para aquilo que você está comprando. Ás vezes o item não é de mercado e é feito com exclusividade para você então se tem um produto com um preço diferenciado.

Entendendo como se faz para saber quanto pagar.

Quando você disseca um produto ou serviço você passa a entender se aquele item ou parte daquele item que você está usando é o mais adequado. Então, por exemplo, no caso da carteira identificamos que usávamos uma chapa de aço que não era padrão de mercado e isso encarecia a peça. Percebemos que em alguns lugares poderíamos ter um tipo de solda diferente, uma amarração diferente, todos os detalhes nós aprendemos quando passamos a desmontar e olhar a carteira do zero. Isso trouxe um absurdo de economia como resultado final.

Por isso, quanto mais você conseguir padronizar, “comoditizar” o produto, fica mais fácil de achar no mercado e o seu custo fica bem mais baixo. Por esses motivos o grande pulo do gato para a área de suprimentos é rodar o clean sheet.

Onde podemos rodar o Clean Sheet?

O clean sheet pode ser rodado em qualquer categoria, desde as que nunca tenham passado pelo Strategic Sourcing até as que já passaram.

Inclusive é possível aplicar a ferramenta em uma mesma categoria mais de uma vez. Isso porque o mercado muda muito. Ontem, a melhor opção poderia ser a madeira, hoje, pode ser o plástico, por exemplo.

Curso Stratégic Sourcing Reconhecido pelo MEC

Parceria coma Faculdade de Brasília

Curso Strategic Sourcing Reconhecido pelo MEC | Voratte
Curso Strategic Sourcing Reconhecido pelo MEC | Voratte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.