A gestão da cadeia de suprimentos verde está cada vez mais presente nas empresas, ainda mais hoje em dia que as pessoas estão se preocupando mais com o meio ambiente e com isso as empresas estão adotando medidas para não ficar para traz e perder seus clientes, e uma dessas medidas é a gestão da cadeia de suprimentos verde.
As ações de proteção ao meio ambiente que são adotadas pelas empresas não são só um meio responsável com relação ao meio ambiente e sim uma forma de responder aos consumidores, quais as medidas que a empresa pratica para proteger o meio ambiente.
Vá direto ao tópico
ToggleGestão da cadeia de suprimentos verde: o que é
É a integração entre todos os membros da cadeia e seus parceiros, com intuito de melhorar o desempenho ambiental, diminuindo o desperdício, e assim obter economia de custos, melhorando a imagem da empresa.
Esse tipo de imagem faz com que a empresa tenha vantagem competitiva e uma exposição maior com relação a marketing, hoje em dia muitos clientes buscam empresas que se preocupam com esse tipo de questão.
Com o desenvolvimento da cadeia de suprimentos e a necessidade das empresas se preocuparem mais com o meio ambiente, logo, foi adotado um novo nome pela literatura gestão da cadeia de suprimento verde.
Ao acrescentar a palavra verde fica identificado que a preocupação é a gestão ambiental, envolvendo todos os membros da cadeia. Com o passar do tempo mais empresas adotam esse tipo de medida para trabalhar de forma eficiente mas sempre se preocupando em acabar com os recursos naturais.
A gestão da cadeia de suprimentos está sempre associada aos temas ambientais entre organizações, sendo eles ecossistema industrial, ecologia industrial, análise do ciclo de vida do produto, responsabilidade dos fornecedores e gestão dos produtos.
Agora, quais são as práticas de gestão da cadeia de suprimento verde? Essas práticas podem incluir a redução do uso de embalagens, a geração de resíduos, emissões com relação ao transporte das mercadorias e até o desenvolvimento de produtos que gerem menos impactos ao meio ambiente.
E não podemos deixar de fora a incorporação de critérios ambientais no processo todo, um exemplo, compras, estocagem, descarte e gestão do ciclo de vida dos produtos.
O intuito é aumentar os bons resultados na produção, receita da empresa, reduzir o consumo da matéria-prima, diminuição da energia e dos recursos hídricos, capital investido, e diminuir os resíduos que são produzidos durante a produção.
Cadeia de suprimento sustentável – CSS
Quando falamos de cadeia de suprimentos com relação a proteção do meio ambiente, podemos achar duas nomenclaturas gestão da cadeia de suprimento verde e cadeia de suprimento sustentável, e pode até parecer que estamos falando da mesma coisa.
Sendo assim, vamos conferir, a cadeia de suprimento sustentável é a junção dos conceitos logística, cadeia de suprimento e sustentabilidade, para ser sustentável não deve causar nenhum tipo de dano ao meio ambiente ou sistemas sociais e que mesmo assim possa produzir lucro.
Para isso as empresas devem ter clientes que estão dispostos a ser responsáveis, para que assim esse objetivo, seja alcançado.
Esse tipo de estratégia das empresas traz também como benefício vantagem competitiva para a empresa, ou melhor com só para a empresa, mas para todos os envolvidos na cadeia ao qual ela está ligada.
Isso para as empresas é um desafio, porque para se tornar uma cadeia de suprimento sustentável, é necessário que a estratégia da empresa atue para integrar a sustentabilidade em todas as atividades da empresa.
Todos trabalhando juntos, com base nos objetivos da empresa. Para integrar os lucros, sociedade e meio ambiente é necessário ir além do ciclo de vida dos produtos, ser responsável pelo impacto ambiental com relação aos resíduos durante a produção e os que são gerados após o consumo.
Logo, é dever da empresa controlar seus produtos, desde a matéria prima até o descarte final.
Para todas as etapas da cadeia, possui stakeholders*, que possuem vínculos com outras empresas, isso gera uma rede de interesses no decorrer da cadeia. Quanto mais envolvidos na cadeia é necessário que a estratégia seja mais complexa e relevante.
A sustentabilidade deve ser tratada como uma forma de rede, sendo assim, todos os envolvidos têm algum tipo de responsabilidade. Os stakeholders são extremamente importantes para compreender a sustentabilidade, de modo a gerar valor e responsabilidade nas operações.
Cadeia de suprimento: logística verde e logística reversa
Agora você deve estar pensando que é tudo a mesma coisa, porém todas nomenclaturas têm em comum o objetivo e são abordadas de forma diferente isso falando da gestão da cadeia de suprimento verde e a cadeia de suprimento sustentável.
E falando da logística reversa e a logística verde, será que são iguais? ambas têm como objetivo a sustentabilidade nas suas atividades, porém só a logística verde tem como preocupação a redução na necessidade de acondicionamento e o aperfeiçoamento do transporte para se tornar mais eficiente.
Trazendo como resultado o ganho ambiental com relação ao desenvolvimento sustentável.
Qual é a relação entre a logística reversa e a logística verde? As duas possuem características iguais a reciclagem, remanufatura e embalagens reutilizáveis, agora as diferenças, logística reversa retorno dos produtos, retorno comerciais, materiais secundários e na logística verde é redução de embalagens, redução de emissões, impacto ambiental de operação logística.
Quando o assunto é logístico, não podemos não falar de estratégia, as questões ambientais, geram muitos impactos nas decisões logísticas em toda cadeia de abastecimento, como por exemplo, localização, fornecimento de matéria prima e no planejamento de transportes.
Sendo assim, a estratégia a logística verde tem como objetivo reduzir os custos finais para os clientes e também praticar a gestão da cadeia de suprimentos de uma forma racional, tudo isso respeitando o meio ambiente e trazendo mais eficiência no consumo da energia.
Segundo Chang (2009), para avaliar a logística verde são utilizados alguns critérios, que são:
– Transporte verde: basicamente é utilizar algum tipo de combustível, que produza o mínimo de impacto ao ambiente, de forma estratégica organizando o transporte é possível diminuir a poluição, custos e também aumentar a alocação.
– Embalagem verde: um tipo de embalagem para as mercadorias, que não causem contaminação ao solo.
– Política de logística verde: são as políticas formuladas pelo governo.
Entre outras como logística de terceiros, logística reversa e modernização dos recursos humanos da logística.
Gestão da cadeia de suprimento verde: Resultados
Chegando nessa parte conseguimos perceber que para uma empresa ser sustentável não é nada fácil, na verdade é super complexo, mas além da vantagem competitiva a empresa tem inúmeros benefícios e vamos listar eles.
Para ser sustentável a empresa deve pensar em um investimento a longo prazo, não é pode executar as tarefas de modo tradicional, com relação a estratégia é necessária uma avaliação da cadeia de suprimentos sustentável, para assim traçar a melhor estratégia de ação.
De modo, a atingir os objetivos é necessário tenha uma maior integração das estratégias sofisticadas e gestão mais eficiente de fornecedores. O crescimento da cadeia fez com que a demanda fique cada vez maior, sendo assim, empresas visionarias começaram a perceber que seria necessário otimizar seus recursos naturais, humanos e físicos.
Só que isso, faz com que com os recursos limitados a empresa não consiga competir mundialmente, logo, são necessárias algumas ações que podem ser planejar, desenvolver, controlar, otimizar a eficiência energética, reavaliar riscos e analisar o processo do produto.
A empresa pode obter inúmeros resultados sendo eles: o fato de selecionar os fornecedores que já atuem com padrões sustentáveis e sociais, transparência na produção com o rastreamento dos produtos e componentes, otimizar seus estoques e otimizar os processos de transporte.
Vamos lembrar os pontos importantes a gestão cadeia de suprimento verde vem para tornar o processo sustentável, porém sem deixar de ser eficiente e benéfico para a empresa, igualdade da logística reversa e logística verde e suas diferenças, e os resultados para as empresas que atuam com sustentabilidade.
Via https://portogente.com.br/