Desde o gerenciamento da incerteza na demanda e no fornecimento, até ter uma visibilidade clara das contas em tempo real, até determinar se a própria existência de um fornecedor está em risco, liberar liquidez é uma oportunidade e um desafio agora. Em resposta à primeira e segunda ondas de Covid, a sobrevivência pode depender da capacidade de agir rapidamente. Aquisições é uma área crítica que muitos líderes de negócios estão priorizando para liberar dinheiro e gerenciar melhor sua posição de liquidez, porque entender suas redes de fornecimento fornece uma visibilidade mais profunda dos gastos.
Empresas em diversos setores, incluindo manufatura e varejo, estão se preparando para um golpe em seus resultados em meio à produção interrompida, problemas de fornecimento e mudança no comportamento do consumidor. Receitas reduzidas podem impactar a situação financeira geral de uma empresa e forçá-la a contar com reservas de liquidez, levantar capital adicional ou reduzir gastos para compensar o déficit. Soma-se ao desafio a incerteza sobre a duração da pandemia, o que significa que as empresas precisam traçar planos de contingência de curto, médio e longo prazo. Embora a lista de itens a serem considerados pelos líderes seja interminável, a função de compras é um bom lugar para começar.
Enno Arne Lueckel, vice-presidente de scoutbee de especialistas em gerenciamento de informações de fornecedores, fala com Pamela Hackett, CEO da empresa de consultoria de operações globais Proudfoot .
Qual é o seu conselho para líderes empresariais que buscam aumentar sua liquidez?
‘Muitas vezes, quando as pessoas procuram reduzir os gastos rapidamente, elas pulam para projetos enganosamente de longo prazo que podem, em última análise, atrasá-las. Às vezes, é melhor determinar primeiro por onde não começar. Por exemplo, os líderes não acertarão se pularem direto para a reestruturação do departamento de compras ou mudar radicalmente os processos de compra, já que ambas as ações, embora possam fornecer ROI no longo prazo, exigem mudanças demoradas de todos os ângulos e provavelmente não resultarão em retornos rápidos. Além disso, muitos líderes de negócios saltam para digitalizar para obter resultados rápidos e, embora se torne uma necessidade para agilidade e sobrevivência de negócios a longo prazo, uma revisão digital completa de todos os processos não é recomendada, pois isso é melhor executado com a pesquisa certa, preparação e tratamento de dados.
“Em vez disso, os líderes de negócios podem buscar projetos de escopo menor, que podem gerar impactos positivos de longo prazo e, ao mesmo tempo, melhorar o fluxo de caixa. Um bom ponto de partida é no volume de gastos, procurando reduzir ou interromper a compra de itens. Embora possa parecer uma escolha óbvia, os tipos de gastos e a abordagem para reduzi-los podem ser diferentes. Para gastos diretos, a demanda varia com os níveis de estoque e as empresas devem flexibilizar os gastos para os novos requisitos. Uma avaliação de estoque também pode ajudar a identificar o estoque que pode ser vendido e pode melhorar o fluxo de caixa. No entanto, diminuir o volume de gastos nem sempre é uma opção, como é o caso dos gastos discricionários e operacionais. Nesses casos, as empresas devem buscar práticas obsoletas que podem ser eliminadas.
“Para muitas organizações, reduzir ou interromper os gastos é mais fácil falar do que fazer. Nesse caso, outra opção viável para ganhos rápidos é reduzir o preço pago pelos itens para melhorar o posicionamento. A redução de preços pode ocorrer por meio de negociações com fornecedores existentes ou da aquisição de novos. Trabalhar com um fornecedor existente pode ser ideal para devoluções rápidas e pode valer a pena pedir um gesto excepcional. No entanto, os avanços na tecnologia de descoberta de fornecedores hoje significam que buscar novos fornecedores ou opções de fornecimento pode ser oportuno, já que a IA torna isso rápido, abrangente e focado na categoria, e pode lidar com todas as necessidades de certificação ou conformidade na pesquisa.”
Como você garante que os novos processos serão bem-sucedidos?
“A chave é garantir que você não está apenas liberando liquidez, mas também garantindo que os processos recém-implementados possam ser repetidos e mantidos. Isso é o que chamamos de preparar sua organização de compras para o futuro para ser um jogador valioso e líder dentro da empresa.
“Para começar a preparar um negócio para o futuro e entender o posicionamento no mercado externo, os líderes de negócios precisam avaliar se sua função de compras tem um mercado de fornecedores estabelecido para ver claramente quando novos fornecedores estão disponíveis ou os preços dos materiais caem, proporcionando flexibilidade e rápida tomada de decisão para a cadeia de abastecimento. Dados e tecnologia inteligentes também são vitais para garantir a continuidade dos negócios para dar às equipes de compras uma visão de todos os ângulos para permitir decisões informadas, padrões visíveis e suporte quando for necessário redefinir estratégias para manter as metas de longo prazo.”
Via https://spendmatters.com/