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8 mitos sobre a Terceirização

Neste blog quero apresentar os oito mitos de se fazer uma Terceirização.

Mas o que é Terceirização? Funciona? Dá para terceirizar serviço?

Segundo estudo feito pela Gartner, inc. Terceirização funciona. Wall Street e outros mercados importantes certamente acreditam. E, acreditam no que? Que mesmo dentro de grandes conflitos e discussões sobre os benefícios da Terceirização que nenhum grande líder de mercado discorda que Terceirizar é uma parte fundamental de operações de sucesso e que tem constantemente trazido bons frutos para as empresas que escolhem seguir por estes caminhos.

Terceirizar é uma prática de negócios na qual uma empresa contrata um prestador de serviço para executar tarefas, manipular operações ou fornecer serviços que normalmente são executados ou que haviam sido executados anteriormente pelos próprios funcionários da empresa.

Bom! Mas onde está o problema/dificuldade que muitos empresas enfrentam para Terceirizar parte ou o todo da sua operação? Os custos versus o desafio de buscar a alta expectativa gerada na Terceirização são muito difíceis de serem alcançadas. Ainda dentro do estudo realizado pela Gartner, 50% dos contratos de terceirização irão falhar no quesito expectativa.

Um grande erro das empresas é pensar que basta contratar um monte de recursos sem nenhum tipo de supervisão especializada. Precisa-se permitir que empresas especializadas possam contribuir com seus conhecimentos agregados e experiência para que o sucesso possa ser compartido e não somente “delargar” um Bodyshop dentro da sua empresa. Terceirizar é uma grande chance de aumentar: competitividade, agilidade para estar sempre inovando e se mantendo a frente da concorrência e da tecnologia, produtividade e porque não dar mais visibilidade do que está acontecendo no mercado. Empresas que estão em constante contato com vários clientes tem grande potencial de colaborar com múltiplos conhecimentos.

Veja abaixo os 8 mitos para se Terceirizar:

  1. O mito da Terceirização desalinhada com a estratégia do negócio ► Causa ruptura entre os executivos e a operação, afetando diretamente os resultados esperados;
  2. O mito do serviço autônomo ► Os serviços, mesmo que aparentemente não conectados, tem um dependência de outros fornecedores, níveis de serviços e execução dos mesmos;
  3. O mito da economia em escala ► Economia de escala em serviço de terceirização é bastante limitada e vai depender da habilidade do fornecedor em padronizar aquilo que está entregando;
  4. O mito do autogerenciamento ► O serviço contratado não será automaticamente gerenciado, mesmo você tendo criado vários KPIs e SLAs;
  5. O mito do inimigo ► Muitas empresas, e não somente Suprimentos, vê o fornecedor com o inimigo. Numa negociação não há somente 1 vencedor;
  6. O mito de Suprimentos ► Áreas de Suprimentos que ainda pensam somente em preço está perdendo a oportunidade de atrair inovação e novas estratégias de abordagem para o negócio;
  7. O mito do estado estacionário ► A falta de comunicação e visão do negócio junto aos clientes internos/externos e aos fornecedor leva a desconstrução de uma parceria quando há a necessidade de mudanças de contratos de longo prazo;
  8. O mito de saber gerenciar o terceiro ► Muitos empresas não se dão conta de que gerenciar uma empresa terceira exige diferentes competências das utilizadas para gerenciar colaboradores internos.

Embora os 8 mitos pareçam complicados ou até desafiadores, a terceirização, principalmente, após a mudança de lei, veio para ficar e pode trazer bons frutos para os negócios se bem estudo e pensando estrategicamente.

Conte para nós sua experiência com Terceirização (Outsourcing). Aproveite para compartilhar seus conhecimentos com seus colegas.

Um grande abraço.

Renato Honorato.

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