Voratte | Cursos de Compras online

Inovações da Era Digital e a Cadeia de Suprimentos Hospitalar 4.0

O Hospital 4.0 tem como característica o uso de tecnologia em todos os seus processos buscando altos níveis de eficiência e produtividade, mitigação de erros e falhas humanas, personalização do atendimento ao paciente, além de redução de custos e vanguardismo em competitividade.

Cadeia de Suprimentos no Hospital 4.0: Ambiente Propício à Inovação Tecnológica

Com a aplicação de tecnologias de plataformas online, inteligência artificial e predições de demanda, por exemplo, é possível aperfeiçoar resultados financeiros através de controle de custos, gestão de fornecedores, gestão do tempo, redução de desperdícios e mitigação de erros.

Um exemplo interessante da aplicação de tecnologia para melhorar o processo de suprimentos de hospitais na construção de uma agenda comum tem estado associado à formação de grupos de compra conjunta, conhecido em inglês como GPO (Group Purchasing Organization). Atualmente, existem diversos grupos de compras conjuntas no Brasil através dos quais cada hospital indica a demanda prevista para alguns itens em uma plataforma online, uma equipe especialista em negociação concentra todas as demandas, contata fabricantes e distribuidores e realizada uma compra para o grupo. Finalizada a negociação, os pedidos são colocados ao fornecedor para cada hospital, de forma que as entregas sejam direcionadas a cada instituição. A figura abaixo ilustra alguns grupos de compra conjunta e seu processo de compras através de plataforma online.

Segundo relatório da FEHOSP  (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), as compras conjuntas proporcionam uma redução de custo de mais de 10%, além de redução de risco de desabastecimento dos itens que fazem parte da cesta conjunta, aumento de transparência e maior troca de experiências entre hospitais.

Outro exemplo de solução para a frente de compras hospitalares foi desenhado pela RedFox com apoio da equipe GMC. Nessa plataforma, diversos fornecedores podem se cadastrar para atender a demanda por produtos e serviços. Esses fornecedores são contratados e avaliados independentemente por diversos players (hospitais, clínicas, farmácias, etc), criando um sistema cooperativo de qualificação de fornecedor (similar ao que utilizamos em sites de compra como Amazon ou MercadoLivre, onde os fornecedores são classificados segundo diversos critérios pelos próprios compradores e servem de parâmetro de seleção para novos compradores). Sistemas colaborativos como esse permitem aumento de confiança na realização de negócios, principalmente, no que diz respeito à players menores e com marcas menos famosas. Em situações de crise, como a pandemia causada pelo Covid-19, esse tipo de processo colaborativo pode auxiliar tanto na visibilidade dos players disponíveis (sejam disponíveis para venda quanto para doação) quanto na facilitação da compra segura de novos e pequenos players.

Os resultados e benefícios da aplicação de novas tecnologias na frente de suprimentos hospitalares são vários:

➔ Melhor atendimento, reduzindo riscos de faltas que podem impactar na saúde e vida dos pacientes
➔ Redução de custos do tratamento médico
➔ Tomada de decisões mais assertivas e em tempo real
➔ Gestão do tempo e otimização
➔ Gestão de fornecedores com informações sempre atualizadas
➔ Melhor e maior controle no tratamento dos dados
➔ Diminuição de erros em forecasts
➔ Controle de estoques e consequente menor tempo médio
➔ Mitigação de erros e retrabalhos
➔ Aumento da produtividade da equipe de operações

Considerações Finais

A Era Digital está acontecendo e, com isso, a transformação digital se tornou a base para sobrevivência de qualquer empresa, inclusive no Setor da Saúde. Desde a simplificação das cadeias de suprimentos nos hospitais, redução de stockouts e redução de custos de compras, até o melhor aproveitamento de recursos e pessoas, as soluções digitais são ferramentas estratégicas para aprimorar a gestão na área da saúde.

A implementação de uma cadeia de suprimento 4.0 é uma das maneiras onde o setor pode avançar permitindo uma prestação de serviços de saúde com vantagem clínica e operacional. A tecnologia será cada vez mais o grande diferencial para atender a desafios dos cenários e demandas que ainda estão por vir e a cadeia de suprimentos pode ser uma alavanca para ajudar no destaque desta atuação.

Via https://medicinasa.com.br/suprimentos-hospitalar-4-0/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.