Voratte | Cursos de Compras online

Pare de pedir descontinho para seu fornecedor

Engenharia de Valor tem crescido muito em áreas de compras que estão buscando fazer negociações mais técnicas e conhecer a fundo o valor real de cada produto ou serviço que estão dentro de suas responsabilidades.

Essas áreas de compras entenderam que não cabe mais pedir “descontinho” para o fornecedor, uma vez que não existe mais espaço para isso. Nos últimos anos, os fornecedores foram espremidos ao máximo e, para conseguir reduzir custo de forma consciente, sustentável e sem afetar a qualidade, a única forma é entender como o valor de um produto ou serviço se comporta em cada parte dos seus componentes internos.

Tenho, cada vez mais, me aprofundado nesta ferramenta para garantir o melhor resultado. Várias categorias estão aptas para serem trabalhadas com a Engenharia de Valor.

Há alguns anos, a revista Exame fez uma matéria sobre um trabalho que fiz de uma Engenharia de Valor numa carteira escolar. Já havíamos espremidos os fornecedores ao máximo, mas ainda achávamos que tinha espaço para reduzir. Foi quando decidimos usar esta ferramenta para entender cada componente da carteira, o quanto cada componente participava do todo, e o mais importante, qual era a especificação ideal e o que poderia ser alterado nestas especificações que mudaria radicalmente a estrutura de custo, mas não afetaria a margem dos fornecedores parceiros e muito menos a qualidade das carteiras.

Aqui destaco a parceria com os fornecedores que ajudaram no processo de desmontagem e análise de cada item da carteira, que poderia ser melhorado ou ajustado para uma nova realidade de custo e, claro, o envolvimento do time de compras e dos stakeholders, que entenderam a vantagem que era utilizar a Engenharia de Valor. No final do dia fizemos um mega workshop com Stakeholderstime de Compras fornecedores parceiros para entender cada drive de custo e juntos criarmos uma proposta de valor para o cliente.

Confira a matéria na integra aqui. E, não deixe de comentar se você já conhecia essa ferramenta. E, em caso positivo, onde você aplicou?

 

Um grande abraço.

Renato Honorato.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.