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SRM: o processo que facilita seu relacionamento com o fornecedor

Supplier Relationship Management ou apenas SRM é uma ferramenta fundamental, que gera inúmeros benefícios para a área de compras quando o assunto é fornecedores.

Basicamente o SRM é um programa de relacionamento. E aí vai desde você ter um repositório, preferencialmente na internet para que qualquer um que queira fazer negócios com a sua empresa tenha acesso fácil. 

Você que trabalha na área de compras deve estar acostumado a receber e-mails de muitos vendedores oferecendo serviço e/ou produto à sua empresa. Com um programa de SRM você não se perde em meio de tantos contatos. Neste caso, basta enviar o link e pedir que o fornecedor preencha nesse portal perguntas fundamentais para que você conheça melhor este novo fornecedor. Além de ter sua base de dados de fornecedor, você já pode classificá-los de acordo com aquilo que você espera. Lembre-se nem todo fornecedor serve para todas as empresas. E, saber classificá-los vai te poupar tempo e aumentar seu potencial de economia.

Assim, quando um BID for aberto você já consegue coletar as informações e automaticamente selecionar os fornecedores mais adequados as suas necessidades, visando as políticas de contratação, os fornecedores A, B e C etc. Ou seja, com o SRM é possível fazer uma peneira, evitando de chamarmos uma quantidade muito grande de fornecedores e “entupir” a nossa universal list, que é colocar inúmeros fornecedores na entrada do seu funil para fazer a seleção para a RFP.

Outro pilar do SRM são as políticas internas de relacionamento com o fornecedor. Neste caso: posso almoçar com o fornecedor? Posso me encontrar com ele durante meu processo de BID? Essa política interna também contempla como: Registrar, Selecionar, Homologar, Gerenciar e Controlar a sua base de fornecedores.

Indo além, é possível criar dentro do seu repositório, e você pode ter ferramentas para isso, uma avaliação do seu fornecedor em 360º, pode incluir uma análise sócio econômica ou até a política de acordo com seu código de conduta.

Para começar

Vale sempre lembrar: feito é melhor do que perfeito. Se não há tempo, comece pelos pilares básicos: crie uma política interna de relacionamento, divulgue-a, alinhe com o cliente interno, desenvolva um link de formulário para o fornecedor entrar e preencher. Assim, você cria seu SRM como um passo a passo e passa a aumentar e melhorar o seu relacionamento com ele. 

A melhor forma

A melhor forma é a sua forma. Ao longo da minha carreira eu já tentei muitas coisas. Eu já usei Excel, Powerpoint, Access etc. Hoje existem ferramentas mais robustas no mercado. A sacada é juntar tudo em um único lugar, preferencialmente de uma forma que você consiga ligar com o seu RP ou seu software de Compra.

Os benefícios do SRM

Você já deve ter recebido um cartão de visita ou e-mail, ou por indicação ou até pelo próprio fornecedor, e quando você precisa não acha??!! Depois de implantar um SRM isso nunca mais acontecerá com você. E, porque? porque você enviará um link com o endereço da página que o fornecedor poderá entrar e fazer o autocadastro. Assim, quando você precisar de um fornecedor, basta procurar no repositório do seu SRM.

Ao longo do tempo, a sua base de fornecedores vai melhorando, fica mais prático desqualificar ou qualificar seus fornecedores, tanto os atuais quanto os que querem entrar.

Ao interligar tudo isso, você criar uma transparência dentro da sua organização, dando visibilidade aos interessados. Estes passam a saber o motivo pelo qual o fornecedor está inapto a atender a sua empresa. Todo o relacionamento estará registrado facilitando para a alta direção e também para a auditoria.

Compartilhe conosco como você faz relacionamento com o fornecedor? Ou você só chama o fornecedor quando precisa dele?

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