No negócio de logística e compras, nem sempre é fácil manter as coisas funcionando sem problemas, e você precisa ter uma visão de alto nível de suas próprias operações para realmente entender o que está acontecendo. No nível organizacional, você deve entender o que seu departamento de compras está ganhando com tudo o que faz. É aí que entram os principais indicadores de desempenho.
Se você puder ser configurado para coletar e interpretar com eficácia os dados de suas operações, estará em ótima forma quando se trata de encontrar e suavizar ineficiências antes que se tornem problemas. Os seguintes KPIs são algumas das coisas que você deve monitorar:
1) Taxas de precisão do fornecedor
Para ser um bom parceiro da cadeia de suprimentos, você precisa ser capaz de entender o que está acontecendo em suas instalações para ter certeza de que está enviando itens em tempo hábil, de acordo com Kissflow. Mas você sabe quantas remessas você recebe que são completas e precisas, e de quais fornecedores você tende a receber remessas menos do que perfeitas? Do contrário, você pode depender excessivamente de empresas que não podem atender às suas necessidades de maneira eficaz.
2) Prazos de entrega
Na mesma linha, você deve ter uma ideia clara do tipo de tempo que espera entre o momento em que faz um pedido e o momento em que o recebe, disse Kissflow. Isso, por sua vez, ajuda a tornar os vários aspectos de sua operação mais previsíveis em geral.
3) Número total de fornecedores
Os profissionais de compras aprenderam uma lição difícil durante a pandemia: depender de um pequeno número de fornecedores deixa você vulnerável , de acordo com a Datapine. Dessa forma, você deve ter uma ideia clara de quantos fornecedores faz seus pedidos regularmente e avaliar consistentemente se esse número é apropriado para atender às suas necessidades.
4) Taxas de compra de emergência
Muitas vezes, as empresas precisam fazer compras de emergência quando outros fornecedores não atendem às suas necessidades, acrescentou Datapine. Se isso é algo que acontece de forma consistente para você, isso deve aparecer em seus dados e permitir que você reconsidere algumas de suas estratégias de aquisição problemáticas.
5) Custos de compra
Você deve sempre se esforçar para compreender totalmente todos os custos associados à compra contínua das coisas que você precisa, de acordo com Cflow. Isso geralmente vai além do preço de compra em si, mas também do frete e muito mais. Depois de ter uma visão geral não apenas dos custos totais de compra e do que você paga a cada fornecedor, fica mais fácil entender onde você está obtendo valor.
6) Tempo de compra
Semelhante aos prazos de entrega, nem sempre é fácil entender quanto tempo leva para ir desde o momento em que seus pedidos são feitos até o momento em que são realmente enviados por um fornecedor, observou Cflow. Por exemplo, se você faz uma compra com um fornecedor e geralmente leva de dois a três dias para sair de sua porta, em comparação com um concorrente em potencial que pode fazer isso em um, isso pode representar alguns problemas ocultos para você que você não está não está contabilizando.
7) Retorno do investimento
Finalmente, se você entender seus verdadeiros custos de compra e como os custos de mão de obra aumentam, será mais fácil olhar para seus preços de venda e calcular seu ROI, aconselhou Cflow posteriormente. Com isso em mente, talvez você possa fazer mais para agilizar suas operações e desbloquear valor.
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