Voratte | Cursos de Compras online

Saiba como medir a performance do fornecedor

Achar um bom fornecedor não é tarefa fácil, certo? E sabemos que não basta apenascomprar bem. É necessário fazer um forte acompanhamento sobre a performance e os entregáveis do seu fornecedor.

Muitos se enganam e pensam que temos uma gama infinita de fornecedores, mas a grande verdade é que são poucos com condições financeiras, qualidade, estrutura e preçopara nos atender. E, quando achamos um bom fornecedor, é melhor cuidar para tê-lo sempre.

Quer atingir o alvo com qualidade, prazo, preço e nível de serviço, atendendo o cliente interno com muita precisão, alinhamento e dedicação? Então este artigo é para você. Aqui, contamos um pouco mais sobre como medir a performance do seu fornecedor e, consequentemente, garantir qualidade, prazo, preço e nível de serviço.

Boa leitura!

 

Etapas para garantir qualidade, prazo, preço e nível de serviço

Você já ouviu falar naquela expressão: Cada um tem o fornecedor que merece!?

Fornecedor com bom preço e baixa qualidade/nível de serviço é igual a colocar uma metralhadora na mão de um macaco, vai dar tiro para todo lado. Ele vai até acertar alguns alvos, mas o estrago será grande e algumas vezes irreversível. E, nós não queremos isto. Não é?!

O que requeremos é ser snipers e conseguir atingir nosso alvo com qualidade, prazo, preço e nível de serviço, atendendo nosso cliente interno com muita precisão, alinhamento e dedicação.

Analisar o fornecedor em alguns aspectos é fundamental para garantir a entrega, a qualidade, o preço, a perenidade e o bom andamento da economia gerada (perenidade). Para isso, algumas etapas devem ser seguidas:

Durante o processo de RFI:

  • Buscar as certificações, se necessário;
  • Identificar o grau de dependência do fornecedor para sua empresa e vice-versa;
  • Analisar a saúde financeira;
  • mapear e acordar o Nível de Serviço (SLA) e multas; e
  • preparar análise do contrato.

 

Pós contratação:

Após a contratação é importante fazer o acompanhamento trimestral dos seus principais fornecedores e/ou os mais estratégicos. Nem sempre os maiores fornecedores, são os que requerem mais atenção.

Faça uma análise detalhada dos seus fornecedores utilizando a curva ABC e a matriz Kraljic para priorizar os fornecedores que deverão participar deste acompanhamento.

Eu gosto de utilizar uma técnica chamada QBR (Quartely Business Review) para fazer este acompanhamento. Como o nome já diz, a cada 3 meses eu converso com os meus principais fornecedores para entender como está a prestação do serviço, como o negócio está andando, como podemos trazer inovações, reduções de custos e melhoria continua. Eu verdadeiramente acredito que o fornecedor é a janela da inovação dentro das empresas.

Não existe, ou não deveria existir, se for um fornecedor sério, ninguém melhor do que ele para te contar o que está acontecendo com os produtos e serviços que ele te fornece e como ele pode agregar, ainda mais, valor para os negócios de ambas as empresas.

Questione sempre

Também, gosto de fazer uma pesquisa de satisfação e controle de qualidade com os principais clientes internos e levantar outros dados de performance deste fornecedor. Alinhados ao nível de serviço pré-estabelecido no contrato. Estas informações vão para a reunião (QBR) e, algumas vezes, o cliente interno também. Assim, discutimos quais melhorias podemos implementar, quais as melhores soluções para resolver os problemas e aplicamos o PDCA para garantir as ações até a próxima reunião.

Desafie seu fornecedor

Você já perguntou para seu fornecedor o que ele faz de diferente com seus concorrentesou até mesmo com outros clientes que poderia fazer para você e conseqüentementereduzir custos? Ou o que encarece os custos dele dentro do seu processo que vocês poderiam mudar para reduzir os custos?

Um grande abraço,

Renato Honorato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.