Voratte | Cursos de Compras online

Strategic Sourcing, História, Etapas e Aplicação da Metodologia

O que é a metodologia Strategic Sourcing?

Strategic Sourcing é o caminho pelo qual o comprador desenvolve sua estratégia de abastecimento/Compra. A metodologia é um método robusto, estratégico e alinhado às necessidades básicas e não aos desejos de uma organização.

Foi desenvolvida na década de 80 e divide-se em passos e subpassos. Ela analisa profundamente o custo total de propriedade (TCO) de uma determinada categoria, por meio de uma forte análise de gastos (Spend Analysis), mapeamento das últimas compras, avaliação das especificações, níveis de serviços e o mercado fornecedor.

Utiliza alavancas técnicas e comerciais para capturar ganhos expressivos, considerando todos os detalhes relevantes.

A História do Strategic Sourcing

A metodologia Strategic Sourcing, muito ao contrário do que muitas pessoas imaginam, foi criada na década de 80 por A.T. Kearney, Peter Kraljic e Michel Porter. Esses três indivíduos revolucionaram e continuam revolucionando nossa compreensão da área de Compras.

Desde então, nenhum conceito mais moderno foi apresentado para substituir suas contribuições. No final deste post , apresentarei duas novas abordagens: o Advanced Sourcing, para empresas que já aplicaram e amadureceram o Strategic Sourcing, e o Tactical Sourcing, para empresas que ainda não estão preparadas para implementá-lo.

Quem foi A.T. Kearney?

O A. Tom Kearney foi o primeiro sócio na McKinsey, junto com o fundador James O. McKinsey, e trabalhou como Diretor de Pesquisa da Swift & Company. Depois de alguns anos na McKinsey, ele saiu e fundou sua própria consultoria, que leva seu nome – AT Kearney. Isto me faz pensar por que não coloquei o nome da minha consultoria com o meu próprio nome, mas isto é outra história.

Ele desenvolveu os famosos 7 passos do Strategic Sourcing, uma metodologia robusta amplamente utilizada por empresas que são consideradas especialistas em compras.

7 passos do Strategic Sourcing de A. Tom Kearney
OS 7 passos do Strategic Sourcing | Compras Estratégicas

Os 7 passos da metodologia Strategic Sourcing:

1º Passo: Perfil da Categoria (Profile the Category):

Neste primeiro passo, o comprador estuda e compreende todos os aspectos da categoria de gasto. Isso inclui definir a categoria e os materiais ou serviços envolvidos, bem como o volume de compras, especificações, tipos, tamanhos, stakeholders, localização e processos utilizados. Também é importante identificar outros participantes da cadeia de suprimentos.

2º Passo: Selecione a Estratégia de Abastecimento (Select the Sourcing Strategy):

No segundo passo, o comprador seleciona a estratégia para abordar o mercado, considerando o tipo de serviço ou material a ser adquirido. Identificando, assim, que tipo de estratégia melhor se adequa ao tipo de serviço ou material irá ser comprado.

3º Passo: Gerar portfólio de fornecedores (Generate Supplier Portfolio):

Neste passo, são mapeados novos fornecedores em potencial. São estudados os elementos de custo do produto ou serviço e analisado o mercado de fornecedores em busca de riscos e oportunidades. Os principais preços das matérias-primas e outras variáveis, como mão-de-obra e transporte, devem ser calculados levando em conta os elementos de custo dos fornecedores. Ao final, são definidos os critérios de seleção dos fornecedores.

4º Passo: Selecione critérios para Implementação (Select Implementation Path):

Neste passo, o comprador desenvolve a Solicitação de Proposta (RFP – Request For Proposal), indicando como e onde deseja receber os preços dos itens selecionados no passo 1 e dos fornecedores selecionados no passo 3. Além disso, são estabelecidos os critérios e pesos que ajudarão na seleção do melhor fornecedor com base em preço, qualidade, documentação, entre outros.

5º Passo: Negociar e Selecionar Fornecedores (Negotiate and Select Suppliers):

No quinto passo, a RFP desenvolvida no Passo 4 é enviada aos fornecedores, e suas respostas são analisadas. Com base nas informações obtidas e na estratégia definida no Passo 2, é conduzido o processo de negociação.

6º Passo: Integrar Fornecedores (Integrate Suppliers):

Neste passo, é necessário preparar o plano de transição para o novo fornecedor ou para o fornecedor atual, considerando a situação atual (AS IS) mapeada no 1º Passo e como será o novo processo ou procedimento (TO BE). A implementação é acompanhada em conjunto com o fornecedor e o cliente interno.

7º Passo: Monitorar Mercado Fornecedor (Benchmark the Supply Market):

No último passo da metodologia, são criadas métricas com base nos passos anteriores, especialmente nos primeiros três. Essas métricas são utilizadas para monitorar o desempenho do fornecedor durante a vigência do contrato, e também para gerenciar a implementação em conjunto com o cliente interno.

É importante registrar as lições aprendidas ao longo do projeto para aplicá-las em futuros processos do Strategic Sourcing.

Fato interessante: Para montar o texto acima, procurei alguns detalhes que não tinha de cabeça. Esta procura foi basicamente no Google. Achei conteúdo de muitas consultorias falando dos 7 passos da metodologia Strategic Sourcing da AT Kearney, mas pouca coisa direcionada para o site oficial deles.

Esta foi a contribuição do AT Kearney. Claro que ele desenvolveu outros materiais e livros interessantes, tais como o livro The Purchasing ChessBoard e o conceito de ROSMA, os quais recomendo que você se aprofunde no assunto, mas a metodologia foi o que deu notoriedade a ele.

Curso de Stratégic Source Reconhecido pelo MEC

Definição de Metodologia Strategic Sourcing

O Strategic Sourcing concentra-se em relacionamentos de longo prazo com fornecedores e planos de commodities, visando identificar oportunidades nas áreas de redução de custos, avanços tecnológicos e tendências do mercado fornecedor (Purchasing and Supply Management).

Strategic Sourcing é um processo organizacional de gestão de compras e suprimentos utilizado para localizar, desenvolver, qualificar e escolher fornecedores que agregam valor máximo aos produtos ou serviços do comprador (Strategic Global Sourcing).

Essas são algumas definições que encontramos em literaturas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, que representam de uma certa forma a definição do que é a metodologia Strategic Sourcing. Como vocês podem ver e se consultarmos outras literaturas, teremos outras definições. Claro que todas elas vão tangenciar relacionamento com fornecedor, análise do mercado fornecedor, além de desenvolver e qualificá-los. Também, vamos notar uma necessidade de criar planos estratégicos.

Para ajudar no entendimento do conceito da metodologia Strategic Sourcing, abaixo deixo nossa definição.

Nossa definição de Strategic Sourcing

O Strategic Sourcing é uma metodologia de Suprimentos que analisa profundamente o custo total de propriedade (TCO) de cada categoria, por meio do mapeamento, avaliação das especificações, níveis de serviços e do mercado fornecedor. Utiliza alavancas técnicas e comerciais para capturar ganhos (Renato Honorato).

É importante ressaltar que a metodologia não se concentra apenas na redução de preços, embora essa seja uma parte crucial. Ela vai além disso, desafiando os fornecedores e buscando preços e condições diferentes.

Até porque, muito provavelmente, se você comprou esse livro é porque você já investiu todo o seu conhecimento na redução de preço e está buscando uma forma diferente para desafiar os seus fornecedores e ao mesmo tempo buscar uma forma de ter preços e condições diferentes e é exatamente neste quesito que a metodologia tem grande aderência na redução de custo.

A metodologia oferece várias oportunidades identificadas em cada um dos subpassos mencionados, permitindo a criação de uma estratégia de abastecimento robusta e definitiva para cada categoria. Porque ela vai muito além de simplesmente ficar pedindo descontinho para fornecedores.

Todo o processo que nós vamos explicar daqui para frente vai trazer dezenas de oportunidades identificadas em cada um dos sub passos que nós vamos falar para que possamos montar uma estratégia de abastecimento (Strategic Sourcing)

5 Passos da Metodologia Strategic Sourcing da Voratte

5 Passos da metodologia Vorätte (Vorätte Sourcing Model – VSM):

  1. Análise da Demanda
  2. Análise do Mercado Fornecedor
  3. Estratégia da Negociação
  4. Negociação
  5. Implementação

Esses são os passos e conteúdos abordados no nosso curso, que você aprenderá, desenvolverá e aplicará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.