O que faz o Strategic Sourcing ser tão completo e forte? As ferramentas utilizadas para rodá-lo da maneira certa e, claro, no momento certo. Nós falaremos aqui um pouco sobre as principais ferramentas por trás da potente metodologia. Hoje eu conto quando você deve usar o TCO, o Cleansheet, o Cost Breakdown e o Should Costing.
TCO (Total Cost of Ownership)
Essa é a ferramenta para você entender e mapear todo o custo da cadeia de abastecimento de um produto ou serviço. Ao comprar um carro, por exemplo, você precisa saber quanto é o seguro, quanto ele consome de combustível e etc. Não é só o preço do produto ou serviço, mas todo o custo que envolve a compra. Por isso, o TCO deve ser aplicado em toda compra de um produto ou serviço com um preço ou valor agregado, o que chamamos de satélite!
Cleansheet
Pegar um produto ou serviço e dissecá-lo por inteiro. Basicamente essa é a ferramenta para analisar um item começando do zero. O cleansheet tem que ser feito toda vez que você precisar entender como está constituído um produto ou um serviço. Então, você precisa entender qual é a massa, para entender se aquele produto tem o custo que realmente deveria ter.
Cost Break Down
Saber o que compõe a sua categoria é condição obrigatória para entender a estrutura do custo, negociar melhor, criar mais argumentação, tanto para o cliente interno quanto para o fornecedor. Entender qual a variação de preço do item, produto ou serviço que você está comprando ajuda muito na confecção de orçamento e facilita descobrir qual caminho você vai seguir. Então, para mim todo processo de negociação precisa de CBD logo após rodar a RFI.
O Should Costing
O Should Costing é um avançado do Cost Breakdown. A medida que se vai ganhando conhecimento dos fornecedores você pega o melhor item de cada um, cria um Frankenstein para então entender quanto seria o mínimo se todos os fornecedores conseguissem trabalhar na sua melhor performance. Ou seja, é uma análise extremamente detalhada do custo dos seus fornecedores, item a item.
Quer que eu pessoalmente ajude você a implementar estratégias eficazes e metodologias inovadoras e robustas de compras na sua empresa?
Tenho ajudado dezenas de empresas e profissionais de compras nestes últimos anos e posso ajudar você também!
No seu dia a dia você usa essas ferramentas? Divida conosco sua experiência e vamos crescer juntos?!