Voratte | Cursos de Compras online

A importância do RFI na seleção dos fornecedores e otimização dos resultados

É consenso que o custo dos produtos e serviços comprados pelas empresas podem chegar a até 70% do seu custo total e sabe-se que cerca de 90% das empesas desconhecem seu custo total de aquisição, que por sua vez é bastante diferente dos preços pagos aos fornecedores pelos produtos e serviços adquiridos.

Igualmente, cerca de 30% do valor das compras são não produtivas, conhecidas também como compras indiretas, por exemplo, Facilities Utilidades, Segurança e Vigilância, Frota, Transporte, Benefícios, Viagens, dentre outros e nesses casos, a falta de visibilidade e controle é ainda maior, com variações que podem chegar a 40%!

A pergunta é: Como gerir tantas variáveis?

Antes de tudo, buscar redução de custos na cadeia de suprimentos como uma atividade isolada e focada em si mesma pode ser bastante frustrante pois em pouco tempo tanto os fornecedores quanto os custos tendem a acomodar-se ou mesmo voltarem aos patamares anteriores.

Toda e qualquer ação no sentido de gerir-se os custos na cadeia de suprimentos deve ser continuamente mensurável e resultar em uma vantagem competitiva sustentável ao longo do tempo.

É nesse momento que técnicas como Strategic Sourcing fazem toda a diferença pois de uma maneira objetiva estratificam os custos na cadeia assim como abordam esses custos pragmática e sistematicamente através de etapas estruturadas que vão desde o entendimento das necessidades do cliente e conhecimento do mercado fornecedor até a geração de acordos de longo prazo com regras claras e objetivas. A boa notícia é que antes exclusividade das grandes consultorias, tais técnicas estão hoje bastante bem disseminadas e ofertadas por consultorias especializadas com estrutura adequada para atender a clientes de qualquer porte.

Igualmente, o aumento da concorrência e a significativa redução das complexidade técnicas permitiram que as ferramentas para comércio eletrônico entre empresas (B2B) e Leilão Reverso passassem a ser altamente acessíveis a empresas de qualquer porte, abrindo-se então um leque de oportunidades que vão desde o acesso a inúmeros e-Markeplaces até a completa automação do processo de compras resultando em expressivos ganhos tanto qualitativos como segurança, controle e rastreabilidade nas transações como quantitativos dentre os quais reduções de custos em até 30%, redução dos níveis de estoquem em até 50% e redução nos tempos médios de compras que podem chegar a incríveis 90%!

Em resumo, melhores práticas e tecnologia em Compras como elementos de alavancagem de competitividade no negócio.

Via Administradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.