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ToggleO que é Compliance?
Compliance é agir em conformidade com as regras, ou seja, estar de acordo com elas, mesmo quando observado por terceiros. O termo Compliance deriva do inglês ‘Comply with’ e, segundo a Endeavor, significa estar estritamente alinhado com normas, controles internos e externos, bem como com todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio.
Esse conceito abrange diversas áreas, como a trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica e previdenciária, e muito mais.
Mas o que é Ética?
A Ética são os princípios intrínsecos que norteiam as ações de uma empresa e seus colaboradores, definindo as práticas de negócios. Empresas que negligenciam princípios éticos criam um ambiente tóxico e, muitas vezes, acabam violando regras e melhores práticas de Governança Corporativa.
Ética tem um ponto extremamente importante e que algumas pessoas ou relavam ou deixam de lado è Ética é um conjunto binário… Ou você tem ÉTICA ou não tem!
Qual é a relação entre Compliance e Ética?
Segundo o professor do Programa de Formação e Certificação de Conselheiros (PFCC), Daniel Medina, Compliance age como guardião da ética, avaliando e corrigindo os comportamentos individuais e coletivos da empresa. Enquanto a Ética, como já explicado, molda a cultura da empresa e seus dirigentes.
Por que implementar o Compliance nas empresas?
Implementar o Compliance é essencial para evitar prejuízos legais, econômicos e à reputação. Com uma marca sólida, construída com esforço ao longo dos anos, é fácil perdê-la devido a falhas nos processos ou a um foco excessivo nos lucros a qualquer custo. Empresas que desrespeitam regras e padrões de mercado, chamadas de não Compliance, frequentemente enfrentam multas substanciais. Mas o dano à reputação pode ser ainda mais devastador.
Como implementar o Compliance nas empresas?
Existem diversas ferramentas que podem auxiliar no controle e prevenção para garantir o Compliance em sua empresa. Isso inclui a criação de uma matriz de riscos, a definição da estrutura organizacional, a elaboração de um código de conduta, a definição de políticas essenciais, a elaboração de procedimentos para atividades sensíveis e a criação de um canal de denúncias, entre outros.
Use o HOT SPOT para mapear suas vulnerabilidades
Para mapear suas vulnerabilidades, utilize o conceito de ‘Hot Spots’, amplamente explorado na ISO 20400:2017 de Compras Sustentáveis, identificando áreas onde ações de melhoria são necessárias. A Due Diligence nesses ‘Hot Spots’ permitirá que, desde o início do processo de aquisição, você identifique pontos em que sua empresa pode não estar em Compliance. Isso, aliado a várias ferramentas citadas anteriormente, cria um robusto conjunto de ações para garantir que sua empresa esteja em Compliance com todas as normas, controles internos e externos, políticas e diretrizes.
O que é HOT SPOT?
O termo ‘Hot Spot’ refere-se a um produto ou serviço específico dentro de um determinado setor, país ou região, que possui um impacto ambiental significativamente maior em comparação com produtos ou serviços semelhantes, ou em relação a uma etapa específica do seu ciclo de vida. Em termos simples, um ‘Hot Spot’ é um componente ou fase de um produto ou serviço que contribui substancialmente para seus impactos ambientais gerais.
Em resumo, o Compliance envolve a conformidade com regras e regulamentos em várias áreas, enquanto a Ética é a base moral que guia as ações de uma empresa. A relação entre Compliance e Ética é que o Compliance atua como guardião da ética, monitorando e corrigindo comportamentos empresariais, ao passo que a Ética molda a cultura da empresa. A implementação do Compliance é crucial para evitar prejuízos legais, econômicos e à reputação, com a possibilidade de multas substanciais para empresas não conformes. Para implementar o Compliance, ferramentas como a matriz de riscos, código de conduta e canais de denúncia são essenciais. O uso de ‘Hot Spots’ ajuda a identificar áreas de não conformidade e é parte fundamental da estratégia de Compliance. O Conselheiro Consultivo desempenha um papel vital na orientação e supervisão dessas práticas, garantindo que a empresa esteja alinhada com as normas e regulamentações, mantendo sua integridade ética e evitando consequências prejudiciais.