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Sua equipe de aquisições trabalha bem com outras pessoas?

A maioria das equipes de compras entende o papel central que o gerenciamento de projetos desempenha na execução de uma RFP ou evento de sourcing. Igualmente importante é a abordagem diferenciada para todas as interações com partes interessadas de qualquer tipo. Isso inclui nossos fornecedores, parceiros internos e equipes executivas.

A maneira como interagimos com outras equipes e organizações fala muito sobre não apenas nossa reputação atual dentro de nossa própria organização, mas também como imaginamos nossa equipe e função crescendo no futuro. Otimize a “imagem” de sua equipe de compras ao,  

  • Posicionar sua equipe como aliados estratégicos, e não como gargalos pesados
  • Foco no valor total e não apenas em medidas de corte de custos
  • Trabalhar com equipes de liderança executiva para definir expectativas

Uma melhor gestão das partes interessadas leva a uma mudança de reputação e melhores relacionamentos com as partes interessadas.  Priorizar esses relacionamentos é uma das primeiras etapas que você pode realizar para otimizar todas as interações com diferentes grupos de partes interessadas (interna e externamente). Aplicando essa mesma escola de pensamento, devemos considerar como interagimos e colaboramos com outras equipes.

Colaboração, trabalho em equipe e reciprocidade

Embora possamos ser poéticos sobre como trabalhar melhor com diferentes equipes e partes interessadas, dicas práticas sobre como interagir com diferentes equipes podem ser úteis, se não necessárias. Maneiras de melhorar o relacionamento com equipes diferentes podem ser resumidas em alguns princípios básicos. 

  • Colaborar: Encontre maneiras de envolver seus stakeholders desde o início e com frequência, permitindo que saibam que suas contribuições são apreciadas e valorizadas. Amplie isso ainda mais colaborando com fornecedores. As negociações são mais do que apenas linhas vermelhas, exigir concessões e seguir em frente. Encontre maneiras de ter discussões abertas e honestas e veja se há oportunidades de estender o escopo para gerar um negócio melhor para você e para o fornecedor. Em última análise, trata-se de ser flexível e estar disposto a colaborar com todos, não apenas com parceiros internos.
  • Mentalidade de equipe: É importante enfatizar o valor da dinâmica da equipe ao trabalhar com seus parceiros internos. Estamos todos trabalhando em prol de um objetivo comum, e as compras não estão aqui para atrapalhar as iniciativas internas. Na verdade, o setor de compras está aqui para ser um consultor confiável e um membro valioso de qualquer equipe. Enfatize isso, lembrando a todos que somos todos membros de uma equipe organizacional maior. 
  • Retribua: Vejamos as negociações com fornecedores como um exemplo de quando podemos nos comprometer e retribuir. Procure oportunidades de reconhecer quaisquer compromissos que um fornecedor estava disposto a fazer e estender as concessões à sua maneira, quando permitido. Não precisamos ser rígidos em todas as cláusulas ou condições ao lidar com fornecedores e mostrar que estamos dispostos a ser flexíveis gera confiança e um relacionamento saudável entre nossos parceiros internos e seus fornecedores.  

Maximize o valor de nossas interações

É fácil ditar como nós, profissionais de compras e organizações, interagiremos e trabalharemos com nossas partes interessadas, fornecedores e equipes executivas, mas aproveitar as oportunidades que temos é crucial. Uma organização de compras de classe mundial maximiza todas as oportunidades com todas as partes interessadas.

Via https://www.strategicsourceror.com/

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