Muita coisa mudou no último ano no que diz respeito à forma como as empresas em todo o mundo fazem negócios, independentemente dos setores em que operam. No entanto, isso provavelmente é particularmente verdadeiro no que se refere à logística e à cadeia de suprimentos, e muitas empresas agora estão procurando maneiras de ser melhores parceiras e se isolar de alguns dos riscos que se tornaram aparentes em meio à nova pandemia de coronavírus.
O surto – e as desacelerações e paralisações que se seguiram – certamente fez com que muitas empresas olhassem para suas próprias operações e voltassem a priorizar maneiras de resistir a tempestades futuras , de acordo com uma pesquisa recente da IBM. Hoje, 40% dos executivos de negócios de vários países dizem que estão colocando uma ênfase maior na melhoria da confiabilidade de suas próprias cadeias de suprimentos, com a capacidade de construir capacidade extra para uma potencial emergência futura.
A pandemia fez com que cerca de dois terços dos entrevistados olhassem para as iniciativas que tentaram implementar em torno da transformação digital no passado e os empurrou contra a resistência que enfrentavam anteriormente, disse o relatório. Quase 3 em cada 5 dizem que simplesmente aceleraram os esforços de transformação digital.
Um nome bem conhecido
Um desses grandes negócios é o titã do varejo de luxo Nieman Marcus, que recentemente anunciou uma série de investimentos estratégicos e contratações para reforçar sua flexibilidade na cadeia de suprimentos. Ao todo, a empresa está dedicando US$ 85 milhões à inovação da cadeia de suprimentos em torno de seus sistemas básicos e centros de distribuição, incluindo a implantação de um novo sistema de gerenciamento de depósito.
“À medida que a demanda por produtos de luxo continua a crescer, o mesmo acontece com nossa rede e infraestrutura de cadeia de suprimentos”, disse Willis Weirich, vice-presidente executivo de operações do grupo e diretor de cadeia de suprimentos da Nieman Marcus. “Esses investimentos garantem que a NMG possa entregar rapidamente os produtos de luxo que nossos clientes desejam.”
Fazendo a coisa certa
Por causa do quão prejudicial a pandemia tem sido para as cadeias de abastecimento globais, não deve ser surpresa que empresas de todos os matizes ainda estejam trabalhando com atrasos, e um exame recente da atividade do setor mostrou que pode levar ainda mais tempo para se desfazer completamente , de acordo com a S&P Global Market Intelligence. No final de 2020, o número de todos os bens de consumo expedidos por via marítima aumentou mais de 18%, liderado por eletrodomésticos (um aumento de 73%), itens pessoais (58%) e móveis domésticos (47%).
No entanto, os navios usados para transportar todas essas mercadorias encontraram um tipo diferente de problema ao cruzar o Pacífico: não havia nenhum lugar para serem descarregados, disse o relatório. No final de janeiro, quase três dúzias de navios estavam ancorados na costa de grandes portos como Los Angeles e Long Beach, sem um cronograma claro de quando eles poderiam ser integrados à cadeia de suprimentos dos Estados Unidos.
“O sistema está definitivamente tenso”, disse Phillip Sanfield, porta-voz do Porto de Los Angeles, à S&P. “Em condições normais, é raro ter navios de contêiner esperando para entrar no complexo.”
Quando se trata dessas questões, não há realmente um ponto em que as empresas devam se sentir como se tivessem quebrado totalmente a eficiência da cadeia de suprimentos. Em vez disso, deve ser um processo contínuo de melhoria consistente pelo qual todas as empresas se empenham. [Via https://www.strategicsourceror.com/]
Nos momentos desafiadores e turbulentos como este que estamos vivendo, estar preparado é fundamental! Saiba como nossos cursos com mentoria podem ajudar você ou sua equipe de compras a superar os desafios atuais e futuros causados pela pandemia!