A pandemia Covid-19 mostrou como as organizações de compras podem ser resilientes e eficazes. Mas como podemos garantir que estamos gastando corretamente?
Quais são as oportunidades disponíveis para melhorar a eficiência, entregar com maior velocidade, construir uma cadeia de suprimentos ainda mais resiliente e ser adaptável a outras mudanças que podem surgir em nosso caminho – como outra onda de pandemia ou Brexit ??
Quando olhamos para trás, a forma como esta pandemia mudou a forma como adquirimos e interagimos com nossos fornecedores, há uma oportunidade de entender como a análise de gastos poderia fornecer melhor visibilidade sobre os gastos por meio da transparência, fornecer pontos de decisão, monitorar e melhorar os gastos, identificar a demanda suprir lacunas e nos ajudar a responder a esses desafios de maneira mais rápida e eficaz.
Todos nós vimos como o NHS juntou suas forças para montar os kits de EPI essenciais necessários para sua equipe de trabalho árduo e como a natureza descentralizada dessa organização gigantesca realmente não ajudou com a influência que poderia ter de outra forma.
Todos nós enfrentamos as prateleiras vazias quando fomos ao supermercado local para estocar farinha, pão e até papel higiênico!
Todos nós percebemos como nossas redes de varejo estavam pouco equipadas para atender à enorme demanda de itens como desinfetantes para as mãos.
Então, como as empresas garantem o equilíbrio certo (se e quando tal situação ocorrer no futuro) entre reconhecer oportunidades de gerar economia, suprir as lacunas de oferta e demanda que surgem e, acima de tudo, manter o foco em uma cadeia de suprimentos sustentável?
É importante que paremos e nos perguntem:
1. Temos visibilidade de nossos gastos? Onde, quanto e com o que estamos gastando?
2. Temos o conjunto de habilidades e, mais importante, ferramentas para realizar análises que podem nos mostrar onde estão as oportunidades?
3. Com que rapidez podemos realizar essa análise não apenas para criar planos após essas situações, mas também para entregar resultados mais fáceis?
4. Como identificamos as alavancas de economia específicas para cada categoria / subcategoria e as implementamos de forma rápida e eficaz?
5. Que métricas podemos rastrear além de gastos, economias e custos?
6. Como trabalhamos em colaboração com os fornecedores e, ao mesmo tempo, os apoiamos com dados que estão disponíveis e visíveis para nós?
Spend Analytics é a chave para identificar as respostas a todas essas perguntas. Ele não apenas ajuda você a construir um roteiro sobre sourcing de categorias, mas também ajuda a identificar economias, gastos finais, KPIs de compras, comportamentos e fornece visibilidade, bem como pontos de ação para rastrear gastos.
Compreender e analisar os gastos tem ajudado as organizações a ter sucesso, identificando alavancas que ajudam a liberar economia e valor. O que ainda ajuda a identificar e implementar estratégias ou táticas para gerenciar gastos durante uma crise como a pandemia é uma plataforma ou ferramenta digital eficaz que é capaz de gerar alertas sem a necessidade de um processo intensivo de recursos. O fato de que a maioria de nós teve que trabalhar remotamente e provavelmente continuará fazendo isso enquanto colaborava com colegas e fornecedores em todo o mundo apenas constrói um caso mais forte para uma estratégia digital. Se você não considerou uma plataforma digital com análise de gastos como parte dela, agora é a hora de fazer isso.
A aplicação da análise de gastos pode ajudar uma organização de compras a tomar decisões melhores e informadas, fornecendo um melhor controle sobre seus gastos e pode ajudar a navegar por situações de crise de forma mais rápida e eficaz. A análise de gastos pode possibilitar vantagem competitiva, possibilitar melhores relacionamentos com fornecedores, você pode até querer vê-la como a arma secreta mais exclusiva à sua disposição.
Via https://www.strategicsourceror.com/