Voratte | Cursos de Compras online

ÁREA DE COMPRAS: SIGLAS E TERMOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER!

A maioria das profissões tem um vocabulário peculiar, já notou? No setor de compras não é diferente! Conheça algumas nomenclaturas e abreviações que são utilizadas neste setor!

RFx
A RFx é utilizada para generalizar o uso das ferramentas RFI, RFP, RFQ, RFF, RFS, RFPa e RFB. O R é de Request (solicitação), o F é For (de) e o X, como você já deve ter notado, substitui as letras: I de Information (Informação), P de Proposal (Proposta), Q de Quotation (Cotação), F de Features (Característica), S de Solution (Solução) e Pa de Partnership (Parceria).

RFI
RFI é o acrônimo de Request For Information – Solicitação de Informação. Muito usado para coletar dados dos fornecedores que possibilitam entender o mercado em que atuam, certificações, principais clientes, situação financeira, classificação do fornecedor etc. Uma RFI não é uma solicitação de negócios ou uma oferta para fazer negócios. É, simplesmente como o
nome diz, uma solicitação de informação.

RFP
RFP é o acrônimo de Request For Proposal – Solicitação de Proposta. Solicitação de preço para estabelecer os parâmetros que irão para negociação e desclassificação dos fornecedores. A RFP é usada para requisitos mais complexos, nos quais o preço é apenas um dos vários fatores-chave de decisão. Normalmente, o comprador planeja negociar preços e condições. Uma RFP inclui uma descrição detalhada do requisito e convida os licitantes a usar seus conhecimentos para desenvolver e propor mais uma solução. A RFP também é conhecida como Edital.

RFQ
RFQ é o acrônimo de Request For Quotation – Solicitação de Cotação. Solicitação de tomada de preço. A solicitação de cotação é enviada ao fornecedor quando há uma descrição clara e inequívoca da necessidade. Uma solicitação de cotação é basicamente uma ferramenta de comparação de preços para produtos ou serviços comumente comercializados num mercado aberto e livre, onde cotações podem ser facilmente obtidas e comparadas. É uma primeira abordagem ao fornecedor para entender os preços e testar possíveis cenários.

RFF
É o acrônimo (Request For Feature – Solicitação de Característica). Solicitação de uma característica adicional durante um processo de negociação.

RFS
É o acrônimo RFS (Request For Solution – Solicitação de Solução). Quando é necessário criar uma RFP mais ampla que possa atrair mais ideias inovadoras para a solução requerida.

RFPa
É o acrônimo RFPa (Request For Partnership – Solicitação de Parceria). Solicitação de Parceria. Quando o seu fornecedor está no quadrante Estratégico da Matriz Kraljic.

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.