Voratte | Cursos de Compras online

ÁREA DE COMPRAS: SIGLAS E TERMOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER!

A maioria das profissões tem um vocabulário peculiar, já notou? No setor de compras não é diferente! Conheça algumas nomenclaturas e abreviações que são utilizadas neste setor!

RFx
A RFx é utilizada para generalizar o uso das ferramentas RFI, RFP, RFQ, RFF, RFS, RFPa e RFB. O R é de Request (solicitação), o F é For (de) e o X, como você já deve ter notado, substitui as letras: I de Information (Informação), P de Proposal (Proposta), Q de Quotation (Cotação), F de Features (Característica), S de Solution (Solução) e Pa de Partnership (Parceria).

RFI
RFI é o acrônimo de Request For Information – Solicitação de Informação. Muito usado para coletar dados dos fornecedores que possibilitam entender o mercado em que atuam, certificações, principais clientes, situação financeira, classificação do fornecedor etc. Uma RFI não é uma solicitação de negócios ou uma oferta para fazer negócios. É, simplesmente como o
nome diz, uma solicitação de informação.

RFP
RFP é o acrônimo de Request For Proposal – Solicitação de Proposta. Solicitação de preço para estabelecer os parâmetros que irão para negociação e desclassificação dos fornecedores. A RFP é usada para requisitos mais complexos, nos quais o preço é apenas um dos vários fatores-chave de decisão. Normalmente, o comprador planeja negociar preços e condições. Uma RFP inclui uma descrição detalhada do requisito e convida os licitantes a usar seus conhecimentos para desenvolver e propor mais uma solução. A RFP também é conhecida como Edital.

RFQ
RFQ é o acrônimo de Request For Quotation – Solicitação de Cotação. Solicitação de tomada de preço. A solicitação de cotação é enviada ao fornecedor quando há uma descrição clara e inequívoca da necessidade. Uma solicitação de cotação é basicamente uma ferramenta de comparação de preços para produtos ou serviços comumente comercializados num mercado aberto e livre, onde cotações podem ser facilmente obtidas e comparadas. É uma primeira abordagem ao fornecedor para entender os preços e testar possíveis cenários.

RFF
É o acrônimo (Request For Feature – Solicitação de Característica). Solicitação de uma característica adicional durante um processo de negociação.

RFS
É o acrônimo RFS (Request For Solution – Solicitação de Solução). Quando é necessário criar uma RFP mais ampla que possa atrair mais ideias inovadoras para a solução requerida.

RFPa
É o acrônimo RFPa (Request For Partnership – Solicitação de Parceria). Solicitação de Parceria. Quando o seu fornecedor está no quadrante Estratégico da Matriz Kraljic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.