A capacidade de persuadir é uma qualidade importante para empreendedores e também para qualquer pessoa que trabalhe no mundo corporativo. Ao lidar com #chefes e colegas, o poder de influenciar é benéfico para situações de discórdia e também na hora de apresentar novas propostas de trabalho na empresa ou negociar!
No livro Máxima Influência, de Kurt W. Mortensen, o autor elenca 12 leis que considera universais para uma persuasão efetiva.
Confira 5 delas para você se familiarizar e, aos poucos, aprender a dominar:
Lei da conectividade
“Quanto mais alguém se sente conectado ou semelhante a você, mas persuasivo você se torna.” O segredo é buscar apresentar sinceridade na interação, seguindo os 4 aspectos chave para conectividade são: Atração, similaridade, habilidade no trato com as pessoas e empatia
Lei da expectativa
“A lei da expectativa usa a esperança para influenciar a realidade e criar resultados”, diz Mortensen. Isso significa que as pessoas geralmente agem como se espera delas e é possível usar isso na hora de convencer alguém a agir ou pensar de certa maneira.
Lei do contraste
Se um mecânico analisa seu carro e diz que você precisa trocar os freios, bateria e transmissão, você provavelmente se conforma em gastar alguns mil reais no conserto. Quando você volta à oficina e ele diz que precisou trocar apenas os freios, o gasto de centenas de reais não parece tão mal, certo? Dominar essa lei é opor preço e valor. O segundo sempre vencerá.
Lei da escassez
Criar um senso de urgência no cliente ou na pessoa que você quer influenciar é uma ferramenta poderosa para fazê-lo aceitar sua oferta. Por medo de perder uma boa oportunidade, as pessoas tomam atitudes mais rápidas para convencer alguém, não é preciso que a escassez de fato exista. Basta que você crie essa ideia!
Lei da estima
Seres humanos precisam – e muito – de aceitação e elogios. É muito poderoso buscar elogiar as pessoas de forma autêntica na hora de negociar. Mortensen recomenda que você cultive a prática de elogiar as pessoas constantemente, procurando fazer os outros se sentirem importantes de verdade.
[Via Administradores]