Vá direto ao tópico
ToggleTipos de Leilão: Estratégia de Compras
O importante é entender os tipos de leilão. Acertar o tipo de leilão na sua estratégia de compra é o que vai te dar resultado expressivo para atingir as economias que você está precisando. Trouxe hoje para você os 3 tipos de leilão que considero mais relevantes!
Tipos de Leilão: Leilão Holandês
No Leilão Holandês o comprador estabelece um preço mínimo e máximo de compra do item a ser adquirido. Os lances partem do mínimo estabelecido pelo comprador, e que, caso não haja oferta, é ajustado automaticamente, a intervalos definidos, de acordo com o acréscimo pré-estabelecido. O leilão é encerrado no momento em que o primeiro fornecedor apresentar uma oferta (obtenção de uma única oferta).
Tipos de Leilão: Leilão Inglês
Em um leilão reverso, o comprador faz uma solicitação de um bem ou serviço exigido. Os vendedores, então, fazem lances pelo valor que desejam receber pelo bem ou serviço e, no final do leilão, o vendedor com o valor mais baixo vence.
Tipos de Leilão: Leilão Japonês
Muito recentemente, foi implementado um novo tipo de leilão, o Leilão Japonês. Assim como o leilão Holandês, que teve sua origem em Antuérpia, na venda de Tulipas, o Leilão Japonês tem sua origem no Japão, é claro, na venda de Atum. E funciona assim: todos os fornecedores interessados em vender um produto ou serviço ficam virtualmente numa sala, isto poderia ser feito de forma presencial, e um preço é sugerido pelo comprador para a aquisição deste produto ou serviço. Os fornecedores que aceitarem vender pelo preço sugerido ficam na sala. Uma nova rodada de preço é sugerida e vai ficando na sala o fornecedor que conseguir vender pelo preço mais baixo, dado alguns critérios pré-estabelecidos.
Ficou interessado em saber mais sobre o universo de Compras? Comece agora mesmo uma jornada de aprendizado e conhecimento com os cursos da Vorätte!
Renato Honorato