Este é um tema muito interessante. Porque mesmo você achando que não tem mais nada a fazer na sua categoria, vão continuar te pedindo para você gerar mais economia (savings).
Mas como gerar mais economia em uma categoria que já está totalmente negociada, que você já fez tudo o que tinha para fazer? Levando em consideração aqui que você já espremeu usando as técnicas de negociação de Strategic Sourcing, que você entende a categoria nos mínimos detalhes e sabe que não tem mais de onde tirar. Onde gerar mais savings?
O que nós bolamos há um tempo atrás para resolver isto? Criamos uma estratégia que chamamos de Negociação Avançada, aplicada apenas nas categorias que entendíamos que já estavam no seu limite e que precisávamos trazer mais saving sobre ela.
A Negociação Avançada é você olhar a categoria por uma outra ótica, uma ótica de identificar quais são as oportunidades que estão escondidas por trás do seu processo.
Um exemplo, você fez toda a sua negociação de Outsourcing de impressão, você reduziu, fez um belíssimo trabalho de redução de preço, está pagando quase nada para imprimir a folha. E, o que mais poderia ser feito para reduzir o custo? Onde está a oportunidade dessa categoria? Será que poderíamos trabalhar com o conceito de imprimir menos (useless)? Será que se implementássemos um processo de imprimir frente e verso ajudaria na redução de custo? E se implementássemos um conceito de senha nessa categoria, onde o usuário precise de uma senha para poder imprimir e assim evitar aquele bolo de papel ao lado da impressora?
Aquele bolo de papel que todo mundo fala “ah, mas não tem problema, isso daqui é só rascunho”. Gente isso não é rascunho. Isso é dinheiro jogado fora. Isso é papel A4 e impressão jogados no lixo. E isso não é barato e olha a quantidade de rascunho que a sua empresa gera.
Outra oportunidade que você pode fazer é criar uma lista dos top 10 que mais usam a impressora. Será que eles estão usando devidamente? Se ele está usando devidamente ok, não tem muito o que fazer. Ou se ele estiver imprimindo por imprimir com certeza ele vai repensar. Só conseguimos medir, o que controlamos.
“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar” – William Thomson
Então, Negociação Avançada é não olhar mais apenas o preço, porque teoricamente, como já falamos antes, o preço pode ter sido altamente espremido e você já sabe quanto custa aquilo nos mínimos detalhes.
O que você pode fazer agora muito associado aquilo que falei na matéria do big data é olhar mais afundo a sua análise de gasto e entender como você pode gastar menos. Dentro daquele conceito de useless, usar menos aquilo que você tem. Você não está diretamente mexendo no preço, mas está mexendo na quantidade. E, quantidade não é a única variável que pode ser analisada.
Uma coisa que batemos muito aqui na Vorätte é o trinômio da negociação: preço, quantidade e especificação. Tem muitas categorias que já esprememos o preço que podia, já mudamos toda a especificação que podíamos e só sobrou a quantidade. Então é o momento de Suprimentos voltar pra mesa não de negociação com o fornecedor, mas de negociação com seu cliente interno e colocar o trinômio da negociação na mesa e perguntar “onde a gente tem oportunidade”? Também chamar o seu fornecedor atual e perguntar pra ele “o que outras empresas estão fazendo e que eu não estou fazendo e que poderíamos reduzir custos?”. Isso é a Negociação Avançada.
E na sua empresa você está fazendo Negociações Avançadas nas suas categorias? Comente aqui!
Um grande abraço.