Vá direto ao tópico
ToggleOs nomes mais importantes na área de Compras
Kraljic de Peter Kraljic
Peter Kraljic desenvolveu a famosa Matriz Kraljic e foi apresentado ao mundo corporativo pela primeira vez por meio da revista Harvard Business Review em 1983. Daí em diante, tornou-se a ferramenta estratégica a ser utilizada nas empresas que buscavam maximizar o relacionamento com seus fornecedores, minimizar a exposição de fornecimento e entender o posicionamento estratégico das categorias frente seus fornecedores.
A. Tom Kearney
O A. Tom Kearney, só para você ter uma ideia, foi o primeiro sócio na McKinsey em conjunto com o fundador da mesma, James O. McKinsey, e antes Diretor de pesquisa da Swift & Company. Trabalhou na McKinsey por alguns anos, saiu e montou sua própria consultoria, que leva seu nome – AT Kearney. Alguns anos depois AT Kearney desenvolveu os famosos 7 passos do Strategic Sourcing, metodologia robusta que tem sido utilizada nas empresas que são consideradas experts na forma que conduzem seus processos de compras.
Michael Porter
As cinco forças de Porter é um modelo de análise de competição entre empresas. Foi criado em 1979 pelo professor Michael Porter.
A intensidade da rivalidade entre os competidores existentes, o poder de negociação dos compradores (os clientes do setor), o poder de negociação dos fornecedores, a ameaça dos substitutos e a ameaça de novos entrantes – determinam a estrutura de um setor (cinco forças de Porter). As 5 forças são os elementos de competição que devem ser analisados para decidir qual a estratégia empresarial é mais eficiente diante da concorrência.