Voratte | Cursos de Compras online

Perguntas frequentes em uma negociação

Estou desenvolvendo uma coletânea com as principais perguntas que me fazem nos treinamentos ou nas redes sociais. Começarei a responder essa semana os questionamentos sobre o tema: Preço

Na próxima semana responderei às perguntas sobre o tema processos e daremos sequência a outros temas relevantes para o profissional de compras.

Confira as perguntas frequentes sobre preço:

Devo revelar a faixa de preço aceitável para mim?

·         Alguns negociadores podem pedir-lhe para definir uma faixa de valor que você se dispõe a pagar. Não revele. Isso revelaria o seu preço de reserva. E não queremos isso, certo?

·         Também, não revele sua faixa, o desconto tem que ser entre 10% e 15%. Obviamente, o outro negociador vai optar pelo número que melhor o favorecer. A única justificativa para mencionar uma faixa pode ocorrer no fim do processo de negociação, para fazer a outra parte desistir de tentar ultrapassar o seu limite.

Devo revelar ao outro lado qual é o meu limite?

·         Você pode revelar seu limite, mas só se o tiver alcançado (ou se estiver prestes a fazê-lo). E caso o revele, trate de deixar claro do que se trata, com a devida ênfase ou firmeza. Do contrário, a contraparte pode não levar a sério, e encarar esse número ou proposta apenas como mais um caminho para o acordo final

E, se a contraparte ancorar com um número absurdo? Devo contrapor o número ou me recusar a responder?

·         Faça uma brincadeira para indicar que você não levou a oferta a sério: “Sei, e Papai Noel existe e está brincando com o coelhinho da Páscoa!” Tudo bem, eu entendo, mas vamos falar sério agora!

·         Afirme com clareza que o número proposto está totalmente fora da faixa que você havia imaginado para o acordo. Volte a falar sobre os interesses em jogo.

·         Indique que a proposta está totalmente fora do esperado. Em seguida, manifeste a sua preocupação com a hipótese de não ser possível um acordo. Tente fazer com que o outro lado dê um lance contra si próprio, da seguinte forma: “Essa oferta é tão alta que não podemos sequer considerá-la. Por que vocês não conversam e retornam com um número mais realista? Vou ficar no escritório a tarde toda.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.