Voratte | Cursos de Compras online

Homologação de Fornecedores

Tive a honra, mais uma vez, a pedido do Grupo de Compras da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha para conduzir uma palestra sobre um tópico super interessante e importante dentro da área de Compras: Homologação de Fornecedores.

A palestra teve como objetivo apresentar os principais itens que precisam ser mapeados para ser fazer uma homologação robusta da sua base de fornecedores, além de abordar também todo caminho que deve ser percorrido até o completo relacionamento com o fornecedor (SRM).

Abaixo, cito os principais itens que precisam ser mapeados:

     1. Como o cadastro/base de fornecedores afeta o resultado e o relacionamento com os fornecedores e os clientes internos e o que fazer para manter o mesmo controlado;

     2. Homologação: A importância de homologar e garantir que seus fornecedores sigam a governança mínima exigida por uma ISO ou até mesmo para quem não tem ISO. Governança é importante para mitigar riscos futuros e desnecessários;

     3. Gestão de Fornecedores: Entre outros assuntos, falamos que é necessário se reunir, pelo menos com seus fornecedores estratégicos, pelo menos a cada 3 meses; 

     4. Gestão de Relacionamento com fornecedores: explicamos e exemplificamos que um bom SRM é apoiar o processo de Suprimentos identificando e mantendo relacionamento com fornecedores estratégico. Aqui apresentamos como a Matriz Kraljic pode ser utilizada.

O grande pano de fundo é como você está se relacionando com seus fornecedores. No próprio evento, concordamos que apesar de existir muitos, mas muitos fornecedores mesmo, aqueles que são competentes e parceiros, são poucos. Por outro lado, se não formos parceiros de verdade e não estivemos abertos para ouvir novas oportunidades, estamos só fazendo “ouvido de mercador” e deixando de construindo um verdadeiro relacionamento com nossos fornecedores.

Outro ponto auge do evento, foi o mapeamento da participação dos fornecedores. Apresentei um DRE e ficou muito claro que em vários passos estratégicos de redução de custo aparece o fornecedor como parte integrante do processo. Outra novidade, apesar de ser um conceito já conhecido e explorador por muitos e por muitos anos, foi o alinhamento da redução de custo, envolvimento do fornecedor e as 64 alavancas técnicas e comerciais.

Como é a sua relação com seus fornecedores estratégicos? Madura?

Quero agradecer, novamente, o João Vitor Stedile – Coordenador – Área de Integração da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, a Cláudia Bottozzo e a Silvia Giácomoque são as gestores do grupo de Compras da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e claro super gestores de compras nas suas respectivas empresa: Voith e T-System.

Também, não poderia deixar de falar da audiência que participou desde o primeiro minuto do evento, tornando o mesmo mais grandioso e com muito mais conteúdo. Muito obrigado a todos vocês!!!!

Estou ávido para o próximo evento que será em novembro, o qual terá o tema foi escolhido pelos próprios associados. O tema? ahhh!!! Só revelaremos mais próximo do evento de novembro.

Um grande abraço.

Renato Honorato

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.