Voratte | Cursos de Compras online

Qual a importância de um Contrato Padrão?

O contrato é sempre um ponto polêmico para nós de compras. Polêmico porque nós não nos posicionamos corretamente na definição do contrato.

Acredito que a aproximação da área de Suprimentos com a área Jurídica para definir contratos padrões é fundamental, não requer prática, mas você precisará de muita habilidade.

Concordo que alguns contratos, dado sua complexidade e certas particularidades, teremos que usar o do fornecedor, mas volto aquela máxima de que temos que trabalhar o mínimo possível na exceção.

As exceções sempre irão existir. No entanto, se realmente conseguirmos tratar as exceções como exceção e não como regra, que é o que acontece hoje, teremos mais tempo para tratar as exceções, uma vez que as regras já estarão devidamente mapeadas e direcionadas.

Alinhando o contrato padrão e suas respectivas cláusulas com a área Jurídica, você pode pegar essas cláusulas ou as cláusulas principais do contrato ou aquelas que você sabe que vão gerar mais discussão e colocar no edital ou na RFP.

A master dica aqui é: não feche suas negociações sem antes fechar as cláusulas de contrato. Assim, você garante que pontos polêmicos não atrapalhem o bom andamento da implementação do contrato ou que o contrato demore meses para ser assinado. Existem pontos no processo de negociação que não tem volta ou que para desfazer a negociação vai ser muito complicado, trabalhoso e oneroso.

Outro ponto importante a ser considerado aqui é incluir no funil de compras que um filtro estratégico é a aderência do fornecedor às cláusulas do contrato padrão. Por outro lado, é primordial que o contrato padrão não seja leonino. Contratos leoninos costumam perder força perante o juiz, mesmo que o fornecedor tenha assinado de “boa-fé”.

Não se esqueça de estabelecer um contrato padrão com o jurídico, de preferência por categoria, incluir as principais cláusulas no Edital ou RFP e negociá-las, se houver necessidade, antes do final das negociações.

Você já tem contrato padrão alinhado com o seu Jurídico? Se sim, como tem sido sua experiência?

Power BI para Compradores

Como calcular seus Savings

GESTÃO DE CONTRATOS

GESTÃO TRIBUTÁRIA PARA NEGOCIAÇÕES EM COMPRAS

GESTÃO DE SUPRIMENTOS

GESTÃO DE FORNECEDORES - SRM

GESTÃO DE COMPRAS

STRATEGIC SOURCING PRO

TÉCNICAS DA NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA

ELEMENTOS DO CUSTO

STRATEGIC SOURCING Online

Artigos do Blog

Na Vorätte só pensamos em Compras

Contato

Cursos on-line ao vivo e para as empresas Curso In Company para sua equipe de compras.