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Eu preciso de uma estratégia de compras para o próximo ano? Experimente esta avaliação de 5 etapas

Estamos todos familiarizados com o “momento crítico” do quarto trimestre para o setor de Procurement; os contratos estão em processo de renovação, os fornecedores querem fechar um acordo e as partes interessadas estão tentando esgotar seus orçamentos restantes. Embora seja fácil se envolver no dia-a-dia, não é prudente esperar até o próximo ano para desenvolver uma nova estratégia de compras. Uma pesquisa recente do LinkedIn, conduzida pela ProcureAbility, destacou que muitas empresas, de fato, voltaram seu foco para as metas do próximo ano, com o cumprimento de metas de economia como segundo foco.

Confira os resultados da enquete aqui:

É fácil dizer, “concentre-se na estratégia do próximo ano”. Mas por onde você começa?

Muitas organizações de compras veem o planejamento anual como um momento para definir metas de economia e identificar oportunidades de sourcing que lhes permitirão cumprir essas metas. Essa é uma abordagem compreensível, pois abre o caminho para a compreensão da carga de trabalho do próximo ano, que pode, por sua vez, informar os orçamentos, as necessidades de recursos e a estrutura organizacional.

No entanto, correr para planejar seu fluxo de economia sem considerar as metas de negócios de sua empresa pode rapidamente deixá-lo fora de sincronia com suas partes interessadas. Em vez de pular para o plano de economia, é útil dar um passo atrás e avaliar o que a empresa deseja que você entregue e como você pode atender a essas expectativas. Com esse conhecimento, você pode definir um plano intencional e um roteiro estratégico para o próximo ano.

Essa avaliação de alto nível não precisa ser complicada. Na verdade, isso pode ser feito em cinco etapas simples, conforme mostrado abaixo:

Etapa 1: Definir a meta corporativa (você também pode fazer isso no nível funcional ou de partes interessadas). Isso pode vir da liderança da sua empresa, de apresentações para as partes interessadas ou até mesmo do site da sua empresa. Tente pensar o mais longo prazo possível e envolver seus stakeholders conforme necessário para entender seus objetivos. A chave é começar com objetivos de negócios, não objetivos específicos de compras.

Etapa 2: Identifique o papel do Procurement para atingir esse objetivo. O que você espera entregar para cumprir a meta? Como você ajudará a empresa (e seus stakeholders) a ter sucesso? Qual é o seu valor no processo?

Etapa 3: Liste o que você precisa para ter sucesso em cumprir as expectativas definidas na Etapa 2. Por exemplo, se a sua função é negociar acordos de TI complexos, você precisa de recursos que tenham essa experiência e tenham tempo para se dedicar ao projeto.

Etapa 4: identifique os itens que você identificou na Etapa 3 que você pode preencher hoje. Seja honesto. Por exemplo, você tem a inteligência de mercado certa? Você tem conhecimento de categoria suficiente na equipe?

Etapa 5: compare os resultados das etapas 3 e 4 para identificar lacunas / obstáculos e soluções potenciais para fechá-los.

Depois de concluir essas etapas, você verá claramente onde precisa se concentrar e como pode entrar no caminho do sucesso. Esses elementos podem formular sua estratégia para os próximos 12 meses e além.

O desafio mais comum enfrentado por organizações de compras que não pensam em sua estratégia dessa maneira é uma carga avassaladora de trabalho tático e reativo – se seus stakeholders não virem que você tem um plano claro para ajudá-los, eles vão esperar para envolvê-lo até o último momento possível. Pensar em um nível mais alto e no longo prazo requer que a aquisição considere como ela apóia a empresa como um todo.

O setor de compras tem um grande trabalho pela frente em 2021.

Depois de um ano como 2020, devemos reconhecer a importância de um plano estratégico para impulsionar a organização a atingir todo o seu potencial.

Via https://spendmatters.com/

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